CASAS MAL – ASSOMBRADAS
Essa foi uma conversa muito interessante. Às vezes somos preconceituosos e evitamos certos assuntos por acreditarmos estar perdendo tempo. Porém em tudo há sempre uma lição à aprender e uma a ensinar, com certeza. E naquela noite não foi diferente. Alguns dos presentes estavam preocupados com coisas sobrenaturais, como sempre, quase todos estão. Alguns querem milagres, com todo o direito e outros são curiosos com relação aos mistérios espirituais (na verdade almaticos) que cercam a terra.
Uma reportagem na TV, falava de uma aparição fantasmagórica numa casa em algum lugar do Estado. Não bastassem as lendas urbanas, as loiras dos banheiros de escola, o leitor noturno da Biblioteca municipal, a carroça de fogo nas noites de lua nova, que anda pela cidade; o ônibus da morte que passa levando almas, e outras mais, que uns acreditam e outros duvidam e fazem pouco. Dessa vez foi interessante pois a conversa se encheu de possibilidades e de testemunhos vivos de quem já havia visto alguma coisa e sentido outras. Não demorou muito é fui atingido pela pergunta que temia:
- Você acredita em casa mal assombrada?
-Vocês, não acreditam? – devolvi à pergunta a queima roupa.
Não vos parece coerente que espíritos imundos queiram habitar lugares ermos e solitários, ou abandonados? Sujos? Imundos e fétidos?
Jesus disse que quando um espírito imundo sai de um homem, os lugares ermos são seus caminhos de peregrinação até que resolve voltar a casa de onde saiu e torna aquela casa sete vezes pior do que quando a deixou. Lc. 11; 24 -25.
Imaginem um individuo que vivia louco nas mãos de demônios, brigando, agredindo, roubando, violentando e fazendo e praticando toda sorte de maldades. Livre dessa ação e influencia demoníaca por algum tempo, se vê novamente nas garras do pecado, movido por outros demônios que invadiram sua vida! É bem possível que você veja nela a própria figura do satã! É assombroso o ultimo estado de tais pessoas. E como habitação de espíritos malignos ele se torna uma “casa mal assombrada”!
Vocês podem dizer que estou surtando! E forçando o texto porém. Leiam o texto abaixo:
Isaias 34.
1 Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo, e tudo quanto produz. 2 Porque a indignação do SENHOR está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele as destruiu totalmente, entregou-as à matança. 3 E os seus mortos serão arremessados e dos seus cadáveres subirá o seu mau cheiro; e os montes se derreterão com o seu sangue. 4 E todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um livro; e todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira. 5 Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema para exercer juízo. 6 A espada do SENHOR está cheia de sangue, está engordurada da gordura do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom. 7 E os bois selvagens cairão com eles, e os bezerros com os touros; e a sua terra embriagar-se-á de sangue até se fartar, e o seu pó se engrossará com a gordura. 8 Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições pela contenda de Sião. 9 E os seus ribeiros se tornarão em pez, e o seu pó em enxofre, e a sua terra em pez ardente. 10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela. 11 Mas o pelicano e a coruja a possuirão, e o bufo e o corvo habitarão nela; e ele estenderá sobre ela o cordel de confusão e nível de vaidade. 12 Eles chamarão ao reino os seus nobres, mas nenhum haverá; e todos os seus príncipes não serão coisa alguma. 13 E nos palácios crescerão espinhos, urtigas e cardos nas suas fortalezas; e será uma habitação de chacais, e sítio para avestruzes. 14 As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. 15 Ali se aninhará a coruja e porá os seus ovos, e tirará os seus filhotes, e os recolherá debaixo da sua sombra; também ali os abutres se ajuntarão uns com os outros
Observem os habitantes “novos” dessa terra assolada. Esse trecho faz parte do chamado “apocalipse de Isaias, constituido dos capitulos 34 e 35, falando dos ultimos tempos de Jerusalém, juntamente com os capitulos 24 -27.
Veja a descrição do lugar: assolado, durante séculos sem presença humana, o que significa um longo periodo sem consciência humana, sem sinais de humanidade, visitado por aves e passaros considerados malignos, como o pelicano e a coruja, o ouriço, os chacais, o corvo, comedores de cadaveres.
Vejam os satiros:
Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão os avestruzes, e os sátiros pularão ali. Is. 13; 21
Lv. 17; 7 E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.
Aqui, satiros e demônios são designados com as mesmas palavras, traduzidas também por bodes, ou gênios em forma animal, habitantes dos lugares desertos. No caso a semelhança de Azazel, Lv. 18; 8 ss., e 2ª Cron. 11; 15.
Esses habitantes demoníacos de lugares abandonados, ou de lugares desconsagrados.
Ou seja, consagrados a Deus e depois transformados em habitação de pecado e de pecadores.
Nee. 13: 7 -9 E vim a Jerusalém e compreendi o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de Deus, o que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer ali os utensílios da Casa de Deus, com as ofertas de manjares e o incenso.
O nosso restaurador encontra a Casa de Deus abandonada e um “estranho” habitando nela, um aparentado do sacerdote Eliasab, que para o favorecer profanou o lugar santo. Concessões que fazemos por zêlo humano, ou por outros intresses ( Ler do verso 4 em diante ). Quando profanamos o lugar sagrado, e quando profanamos o nosso próprio ser, espirito, alma e corpo, com certeza seres estranhos encontrarão espaço e pouso em nós e à nossa volta.
Em Isaias 34; 14, aparece uma figura “ animais noturnos” traduzida de Lilit, conhecida como vampira, ou demonio de caracteristicas femininas, assombrosa figura lendária, mas que esta presente aqui, e também na figura da “sangue – suga” ou “Dá –Dá” em Provérbios 30; 15, que enquanto não sorver a ultima gota de vida, não se dará por satisfeita.
Seres assombrosos, que assombram nossas vidas.
Remova o que é santo de tua vida, de tua casa de tua habitação, e certamente tera que dar lugar a algum demonio, e alguma manifestação assombrosa do inferno. Sua vida será assombrada! Sua casa passará a ser assombrada! Por seres estranhos,por coisas estranhas,por acontecimentos estranhos .
De onde sai o que é de Deus, com certeza logo o lugar se vê ocupado com o que é do diabo e com a presença do próprio.
Eu acredito em casa mal assombrada em em gente que é assombração!
Voces não?
Deixemos de ser assombrações, purifiquemos nossos corações, e nos lembremos sempre que somos habitação de Deus em Espirito, Moradas e Templos Santos do Senhor. Que nosso espaço, nosso território, nossa casa, nossas propriedade expressam isso também ao nosso redor.
Dá ao Senhor o lugar que é dele em sua vida, em sua caa, em seu carro, em seu tempo de diversão, em seu casamento, em seu trabalho, em seus negócios, em sua familia, em VOCE MESMO.
Mais uma vez, a casa do oleiro ficou quieta...apenas a roda girava e as mãos habilidosas do artista davam forma a mais um vaso.
Jcarlos flor – daniel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário